Decisão

Vereadores arquivam denúncia contra Cristina Oliveira

Parlamentar do PDT era acusada de assédio moral e maus-tratos a animais

Foto: Eduardo Torres - Parlamentares aprovaram o relatório que pedia pela rejeição das acusações e o arquivamento do caso

Os vereadores de Pelotas decidiram na terça-feira (24) pelo arquivamento da denúncia contra a vereadora Cristina Oliveira (PDT), que estava sendo analisada pela Comissão de Ética da Câmara. Por unanimidade, os parlamentares aprovaram o relatório do vereador Anderson Garcia (Podemos), que pedia pela rejeição das acusações e o arquivamento do caso.

No final de julho, ex-assessores da vereadora denunciaram a vereadora por assédio moral. Cristina também era acusada de maus-tratos aos animais que acolhe. O teor das denúncias só veio à tona em setembro, quando foi aberto um processo na Comissão de Ética, presidida pelo vereador Marcos Ferreira, o Marcola (UB), e com relatoria de Anderson Garcia para analisar o caso.

No relatório final, Garcia detalha o andamento da investigação, com depoimento de uma vizinha sobre o tratamento de Cristina para com os animais, além de ter ouvido as vereadoras Fernanda Miranda (PSOL) e Carla Cassais (PT) sobre a conduta da acusada dentro da Câmara. "Os depoimentos trazidos nos autos atestam uma conduta correta da vereadora Cristina, tanto na sua atuação na causa animal quanto na sua atuação neste Parlamento", diz um trecho do relatório, que concluindo que não há comprovação de nada passível de punição à pedetista.

"A sensação é de alívio e de gratidão a todos que reconhecem meu trabalho sério em prol da causa animal", comemorou a vereadora. "Fico feliz de perceber que meus colegas, a partir do testemunho de várias pessoas, puderam se certificar disso".

Apesar do arquivamento na Câmara, a denúncia continua sendo investigada pelo Ministério Público. Em seu voto na sessão de ontem, Cristina afirmou que veterinários da Secretaria Municipal de Qualidade Ambiental (SQA) foram até sua casa e não constataram maus-tratos, apesar de ela ter mais animais do que o permitido pela legislação do Município. "Eu possuo 30 cães na minha casa, a legislação só permite 10, então eu preciso doar 20 animais, mas a pessoa que me denunciou tem 70 animais na casa dela. Importante lembrar que o Canil Municipal também tem cães acima do limite", disse.

Relembre

A denúncia foi movida por Juliana Camargo, que trabalhou no gabinete de Cristina, e outros dois ex-assessores que também foram exonerados. Ela relata ter sido vítima de assédio moral e pressões enquanto trabalhava para Cristina e que a vereadora exigia que seus assessores executassem tarefas de cunho pessoal.

Juliana também acusava a vereadora de maus-tratos aos animais e de não aplicar corretamente recursos provenientes de doações. Os outros dois denunciantes, Plínio Neto e Deise Nunes, dizem que sofriam cobranças exacerbadas e desrespeitosas, e que o ambiente de trabalho era abusivo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sergio Massa e Javier Milei disputam segundo turno na Argentina Anterior

Sergio Massa e Javier Milei disputam segundo turno na Argentina

Prefeita de São José do Norte é alvo de denúncias Próximo

Prefeita de São José do Norte é alvo de denúncias

Deixe seu comentário